quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

hidratação e reposição eletrolítica - faça você mesmo!!

Amigos,

Sempre sofri com cãibras em pedais mais longos como também nos dias mais quentes e pesquisando o porque disso descobri que elas são causadas pelo fato de eu transpirar demais, ou seja, meu corpo perde muito líquido e sais minerais, observe a explicação técnica:



"A sudorese intensa pode levar à desidratação e perda importante dos sais, principalmente de sódio. O atleta tende a tomar muita água e não repor adequadamente essa perda de eletrólitos. Pode surgir então a chamada Hiponatremia que é uma diminuição da concentração de sódio no sangue. Um dos primeiros sinais disso são as câimbras generalizadas, mesmo em atletas de altíssima performance. Assim, a hidratação deve ser não apenas com água, mas com as chamadas bebidas isotônicas, que irão repor principalmente a água e os eletrólitos perdidos."

Para solucionar o problema comecei a utilizar pastilhas de reposição eletrolítica como o SUUM e o ELETROTABS na caramanhola garrafinha. Funciona, são eficientes e muito práticas, só que muito caras, o que as tornam inviáveis para uso constante (pelo menos para mim).

Iniciei uma busca por alternativas e logo de cara encontrei algumas receitas que ensinam a fazer o ISOTÔNICO CASEIRO.

Links para matérias sobre desitratação e perda de sais:

http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=20113&action=geral
http://www.eduquim.ufpr.br/matdid/quimsoc/pdf/roteiro_aluno/experimento9.pdf

Links para matérias com as receitas:

http://www.liferun.com.br/dicas-e-noticias/aprenda-a-fazer-isotonico-caseiro-e-quando-voce-deve-ingeri-los.html
http://regimesedietas.com/como-fazer-hidrotonico-e-isotonico-caseiro-receita/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/*